sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Extermínio de jovens e Hip Hop entram no calendário do Estado do ES

Já integram o Calendário Oficial do Espírito Santo duas Semanas Estaduais específicas. A primeira, instituída pela Lei nº 9.646, tem o objetivo de debater e propor ações contra o extermínio de jovens; a segunda, criada pela Lei nº 9.647, vai homenagear o Hip Hop, movimento cultural iniciado na década de 60 nos Estados Unidos e hoje disseminado nas grandes cidades brasileiras.
As normas foram sancionadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) e publicadas no Diário Oficial (DO). O Projeto de Lei nº 241/2010, que deu origem à Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, é de iniciativa do deputado Claudio Vereza (PT).
De acordo com o texto original, a semana de debates deve ser realizada no final de setembro de cada ano e, sendo o dia 21 considerado Dia Estadual do Combate ao Extermínio de Jovens.

Durante a semana, os integrantes do movimento deverão realizar manifestações, marchas, debates e palestras sobre o tema. Vereza destacou que é perceptível o aumento da violência na sociedade e que a segurança pública se destaca como uma das principais reivindicações das populações urbanas.
Também é de iniciativa do parlamentar o Projeto de Lei nº 232/2010, que criou a Semana Estadual do Hip Hop. A data será comemorada na semana do dia 12 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial do movimento.
Para o deputado, o Hip Hop é “um importante movimento cultural dos jovens da nossa periferia que, por meio da dança, música e artes plásticas, denunciam todas as formas de exclusão e buscam construir uma nova nação”.

Na defesa do projeto, o deputado salientou que, enquanto movimento cultural, “o Hip-Hop tem servido como ferramenta de integração social e de ressocialização dos jovens das periferias, buscando superar sua situação de marginalização”.

Ressaltou, ainda, que “a aglutinação dos jovens dá ao Hip Hop o caráter de um movimento social de massas que, sem perder sua essência cultural, transformou-se em um dos principais canais de manifestação da juventude urbana. Movimento que é protagonista, também, das lutas e dos avanços da sociedade brasileira”.

Por: Comunicação NHHB

Nenhum comentário:

Postar um comentário