quinta-feira, 5 de maio de 2011

Primeiro Seminário do Reggae Gaúcho dentro da Assembleia Legislativa do Estado.


















O primeiro Seminário do Reggae no Rio Grande do Sul, que ocorreu neste sábado dia 30de Abril na Assembleia Legislativa, foi um sucesso. A articulação foi feita com membros do Reggae Gaúcho em parceria com a entidade nacional Nação Hip Hop Brasil, na figura do Músico e Ativista Social Mano Oxi.

O evento reuniu grandes bandas como Produto Nacional, Motivos Óbvios, Rastamanos, Enoré e tantas outras que fazem parte da nova safra do Reggae no Estado. Além disso, o evento contou com a participação de artesãos, produtores culturais, intelectuais, músicos e simpatizantes da Cultura Reggae.

Luiz Wagner, ícone do Reggae e do Samba Rock brasileiro, foi um dos palestrantes do Seminário que tinha como tema “Quem somos, da onde viemos e pra onde vamos”, além de sugerir a construção da primeira Associação do Reggae Gaúcho. Em sua fala disse, “Temos que ter o comprometimento com a Cultura Reggae, estou muito emocionado por ter chego aos meus 63 anos e estar vivenciando um momento como este, tenho certeza que este seminário irá apontar para a construção coletiva de alternativas concretas de um propósito em comum”.

Diversos temas foram discutidos, iniciando pelo histórico do reggae no Estado, e passando pela importância da cultura como ferramenta da construção social nos âmbitos da educação, meio ambiente, segurança, política e economia. Também foi discutida a importância da pesquisa como meio de construção do conhecimento, a necessidade de encontrar uma forma de conquistar espaço na mídia e a valorização das composições próprias das bandas.

A mesa de discussões foi composta em dois momentos, propiciando que cada participante trouxesse a tona a sua visão sobre os temas. Histórias de vida e experiências pessoais também pautaram o seminário, fazendo com que os participantes entendessem a realidade da cultura reggae e a necessidade de torná-la um movimento de reivindicação social. Materiais audiovisuais complementaram as informações e deram um caráter emocional as discussões.

Grandes nomes do reggae gaúcho contribuíram para o sucesso do evento, como Geda, um dos percussores da cultura no estado, Paulo Dionísio e Jorge Cidade, grandes ícones a frente da Produto Nacional, Carrasco, produtor e comunicador do “Programa Afro que é do Sul”, Mariete Fialho intérprete e vocalista da banda Motivos Óbvios, Joãozinho do Maranhão pesquisador e um dos guardiões da memória do reggae brasileiro e Sansão, grande revelação da nova geração do reggae contemporâneo.

O evento terminou após as intervenções do público. Mano Oxi, consultou aos presentes se todos eram favoráveis à construção da Associação do Reggae de maneira consensual ninguém foi contrário. Com 7 horas de duração, o evento encerrou por volta das 21 horas e 30 minutos com indicativo da criação de associação que terá o carater de unificar e defender a Cultura Reggae no Estado. Fabão da banda Rastamanos sugeriu o nomenclatura da associação de AGREG, essa proposta será avaliada na reunião de avaliação do seminário que ocorrerá no dia 09 de Maio.


Da redação da Nação Hip Hop Brasil-RS
Carol Trois.

3 comentários:

  1. nesse dia foi criado um marco no raggae gaucho!!! primeiro seminario do raggae do sul...

    Que emoção de ouvir a historia do reggae gaucho pelos caras que fizeram essa historia... e de poder aprender com a raça nova que ta vindo !!! Ver que o velho se uniu com o novo em um coletivo de ideias para a evolução...

    Vou estar sempre presente nesses movimentos, que tem um objetivo!!!

    OFERECER EDUCAÇÃO E CULTURA PARA TODOS....

    abraço a todos presentes no primeiro seminario de raggae do sul do brasil!!!

    vamos fazer a diferença!!!

    ResponderExcluir
  2. Há pedido da Associação Cultural do Reggae RS a Assessoria de comunicação da Nação Hip Hop Brasil, fez as devidas correções no texto publicado aqui neste blog.
    gratos.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa iniciativa, estou querendo fazer o mesmo aqui no Estado de Alagoas, onde o preconceito é muito forte, apesar de sermos a Terra do Rei Zumbí dos Palmares, no entanto, estou reunindo forças para a realização do primeiro Seminário Reggae de Alagoas, gostaria de contar com a força dos amigos, pois, se possível fornecer algum material ou sugestão de como posso iniciar essa caminhada longa. Meu e-mail é: mazzola10@hotmail.com
    Fiquem todos na Paz de Jah todo-poderoso.

    ResponderExcluir