quarta-feira, 13 de abril de 2011

Comissão debate criação da Semana Hip Hop em Caxias do Sul

A proposta de incluir o movimento Hip Hop nas comemorações oficiais do município recebeu apoio durante a reunião semanal da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança desta quarta-feira (06), na sala das comissões da Câmara. Para isso, a Nação Hip Hop Brasil, maior organização do movimento na América Latina, participou do encontro, representada pelo presidente Mano Oxi, que reforçou a necessidade de valorização do Hip Hop, em Caxias do Sul.

Apreciado na sessão ordinária de 22 de março, o projeto de lei que institui a Semana Municipal do Hip Hop teve o adiamento da votação solicitado pela autora, a vereadora Denise Pessôa, que também preside a Comissão de Direitos Humanos. A matéria voltará à pauta do plenário ainda este mês.

Durante a reunião, Mano Oxi comentou sobre o trabalho da Nação Hip Hop. Entre outras ações, a entidade desenvolve projetos em benefício da sociedade, sobretudo, da juventude da periferia. O movimento é forma de expressão das questões enfrentadas pela população das favelas e das comunidades pobres, destacou. Segundo o rapper, uma proposta, nos mesmos moldes da apresentada pela vereadora Denise, já é lei em âmbito estadual, assim como em Porto Alegre.

Integrantes do movimento Hip Hop de Caxias do Sul, também presentes, salientaram a necessidade da criação de uma semana municipal que dê visibilidade ao movimento. Um dos funadores do grupo Poetas Divilas, que oferece oficinas de arte e de música a jovens, Jankiel Claudio explicou a constituição do movimento, que engloba manifestações como o grafite, a dança de rua e a música. Em defesa do projeto, informou que entregará um documento aos vereadores contendo esclarecimentos.

Pelo departamento de culturas da União das Associações de Bairros (UAB), Everton Costa enfatizou o espaço conquistado na mídia, em conjunto com a Fundação Cultural Piratini, por meio de programa veiculado na TV Educativa do Estado, no ar há 11 anos. Ele é autor do primeiro periódico alternativo sobre o movimento no Rio Grande do Sul.

Diego Rodrigues, integrante do grupo Art Muro Hip Hop, salientou que a criação da semana vai além da instituição de uma comemoração. A seu ver, serviria, principalmente, para expandir e divulgar, com eficiência ampliada, o trabalho do movimento existente na cidade.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Guilherme Sebben salientou o caráter de transformação social exercido pelo Hip Hop. O coordenador de Juventude da prefeitura, Ernest Larrat Júnior, também apoiou a iniciativa.

A vereadora Ana Corso defendeu que o poder público contribua para fornecer visibilidade ao Hip Hop, em sintonia com o projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa. A matéria visa a incentivar a inclusão de oficinas que abordem as diferentes manifestações do Hip Hop nas escolas, como atividade complementar.

Para Ana, uma proposta desse nível é viável para Caxias. Pediu aos representantes do governo, presentes ao encontro, que sensibilizem a administração municipal para a questão. Renato Oliveira/PCdoB sugeriu que haja apoio oficial do município, a exemplo de outras manifestações como o Carnaval.

A reunião foi útil por esclarecer aspectos do movimento que embasam o projeto de lei. Em pronunciamento desde a tribuna, na sessão ordinária de hoje (06), os parlamentares consideraram que, além de manifestação cultural, a iniciativa valoriza o desenvolvimento social por meio da capacidade de organização da juventude.

Com informações da Assessoria Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário